Canais gringos para praticar inglês no YouTube

Muito se fala no uso de músicas, filmes e seriados para aprender inglês, mas nem todos percebem que o YouTube também pode ser uma ferramenta poderosíssima para o aprendizado de uma língua estrangeira. Além dos canais específicos para o ensino de inglês (como o EngVid e o próprio canal do English in Brazil, por exemplo), você pode utilizar o YouTube para ter contato com a língua inglesa através de vídeos sobre praticamente qualquer assunto. Por exemplo, se você gosta de culinária, por que não assistir a vídeos de culinária em inglês? O mesmo serve para quem gosta de vídeos sobre beleza, cultura, viagem, entretenimento, enfim… há vídeos para definitivamente todos os gostos!

A vantagem de praticar inglês no YouTube é que você pode parar o vídeo quando quiser para tentar entender algo que foi dito e ter tempo de anotar palavras novas no seu caderninho de vocabulário (conforme sugeri neste vídeo).  Além disso, os vídeos são geralmente bem mais curtos do que filmes e episódios de séries, o que permite que você assista ao mesmo vídeo mais de uma vez para compreender o assunto sem que a tarefa fique entediante. Alguns canais oferecem a opção de legendas em inglês e, para saber se as legendas estão disponíveis, basta clicar no ícone indicado na imagem abaixo. É importante ter em mente que essas legendas podem conter erros, já que muitas vezes foram geradas automaticamente pelo sistema do YouTube.

cats

Fiz uma seleção de canais super bacanas com assuntos para todos os gostos! Se não gostar de nenhum canal da minha lista, não tem problema! Basta buscar assuntos que você gosta no YouTube e mergulhar de cabeça no mundo dos vídeos! O importante é assistir a algo que você realmente goste, pois este será o seu momento. Vamos à lista:

SciShow

No mesmo estilo do brasileiro Manual do Mundo, o SciShow fala sobre ciência e curiosidades de maneira descontraída em vídeos curtos e cheios de conteúdo. Atualmente, o canal conta com 649 vídeos, então passe lá and have fun! A propósito, caso você ainda não saiba se os peixes bebem água ou não, assista a este vídeo e descubra:

Laura in the Kitchen

Canal para os amantes de culinária. A vantagem de assistir a vídeos de culinária (além de aprender a receita, obviamente!) é que você consegue relacionar o vocabulário novo com o passo-a-passo da receita, e assim fica mais fácil “adivinhar” o significado das palavras desconhecidas. A Laura é uma graça, take a look at this video and learn how to make a delicious cake!

Zoella

Apesar de ser um canal bem feminino, a inglesa Zoella é praticamente uma unanimidade entre homens e mulheres de todas as idades. Ela é linda, divertida e tem nada mais nada menos do que 7 MILHÕES de inscritos e quase 400 MILHÕES de views. Além dos vídeos sobre compras, penteados e produtos de beleza, a Zoe (seu nome real) tem vídeos divertidíssimos respondendo tags com convidados, como o vídeo a seguir, em que ela faz um desafio com sotaques do inglês. Acho uma excelente oportunidade para treinar o ouvido com o inglês britânico.

FunForLouis

Para os amantes de aventura e vlogs de viagem, o FunForLuis é uma excelente opção! O Luis, que também tem sotaque britânico, posta vlogs de suas viagens pelo mundo, como este na Índia:

CollegeHumor

Canal com sketches de humor. Eu diria que é uma espécie de Porta dos Fundos americano, então você pode esperar vídeos muito engraçados e alguns com temas mais “apimentados” (+18).

TEDx Talks

O TED (Technology, Entertainment, Design) é mundialmente conhecido por suas palestras dedicadas à disseminação de ideias. Entre os palestrantes que já participaram do TED estão Bill Gates, Bill Clinton e Al Gore. No TEDx Talks você encontra palestras motivacionais e depoimentos como o de Lizzie Velasquez, rotulada como “a mulher mais feia do mundo”. Este é um dos vídeos mais comoventes que já assisti, vale a pena você assitir também.

Espero que tenha gostado das sugestões e que este post tenha servido de motivação para buscar novos canais que se encaixem nos seus gostos. Se quiser mais dicas de canais, confira o vídeo que o vídeo que eu fiz sobre o assunto clicando AQUI. Conto com suas sugestões de mais canais nos comentários! See you on YouTube!



  • Daniel Alves F Maciel

    https://www.youtube.com/channel/UCGt7X90Au6BV8rf49BiM6Dg

    Ray Willian Johnson – Para quem gosta de virais.

    https://www.youtube.com/user/sxephil

    Philip DeFranco

    • Carina Fragozo

      Thanks for sharing!

  • Kika

    Oi Carina, te conheci há pouco, mas amei tudo. Vc é muito objetiva, assim fica fácil! Sucesso pra vc menina! E obg. por dividir seus conhecimentos. Já me inscrevi no canal.

    • Carina Fragozo

      Eu é que agradeço pelo comentário gentil! Um beijo!

  • Isadora Monteiro

    Oi, Carina! Conheci o blog um dia desses e estou amando todas as dicas, estão me ajudando demais! Só queria saber que tipos de atividade você recomendaria para eu melhorar meus ‘speaking’ e ‘listening’, quero dizer, que programas ou bandas apresentam uma linguagem bem interessante pra praticar e aprimorar essas habilidades. E, mais uma coisa, acho que estou num nível intermediário, você acha que já posso estudar um pouco a parte da fonética?
    Beijos e obrigada,
    Isadora.

    • Carina Fragozo

      Oi Isadora, só vi seu comentário agora! Quanto ao speaking, assista ao meu vídeo “como turbinei o meu inglês”, pois tem algumas dicas lá! Sobre o listening, ainda não postei nada, mas pretendo preparar algo, sim… Por enquanto, dê uma olhadinha no meu post sobre aprender inglês com música aqui no blog e, na quinta-feira postarei, um vídeo sobre aprender inglês com filmes e séries, acho que poderá te ajudar! Finalmente, sobre estudar a pronúncia das palavras: sim, vale a pena estudar! Eu aprendi muito quando comecei a prestar mais atenção nessa questão da pronúncia. Um beijo!

      • Isadora Monteiro

        Muito obrigada! Indicando a todos os amigos, haha! Beijo!

  • Neia Trivelato

    Carina estou adorando suas dicas! Estou focada para aprender inglês! depois de começar varias vezes..e parar…agora é minha Hora…estou me dedicando muito e com suas dicas…tenho certeza que vai me ajudar demais!! ahhh ja coloquei em pratica e fiz meu caderninho de vocabulário.!! vou tirar foto e te postar riss abraço!! Você é um sucesso!! =)

    • Carina Fragozo

      Oi Neia! Fico muito feliz que esteja super focada! Quero foto do caderninho, sim! Me manda pela página do English in Brazil no Face que eu compartilho com o pessoal! Abraço e sucesso!

  • Elaine Matos

    Que site maravilhoso! Estou retomando meu aprendizado na língua inglesa e você faz toda a diferença. Adoro seu canal e estou amando seu blog! Obrigada pela ajuda! Beijão!!! 😀

    • Carina Fragozo

      Eba, espero que continue acompanhando o site e o canal! Beijos!!!!

  • Pedro Daher

    Confesso que tenho maior dificuldade em estudar o inglês online com voz feminina, muito me confunde na hora de repetir as palavras por conta do timbre vocal, mas conheci o canal da Carina e mudei de opinião. Hoje, quando tenho dúvida, esqueço até do cursinho e vou no canal dela e procuro alguma resposta. Quero dizer da minha satisfação em aprender com tanto conteúdo bacana e de fácil didática. Ela é linda e inteligente, sabe o que diz e tem me ajudado muito com o temido inglês.

    Carina, continue assim, nos ajudando com tanto profissionalismo e com esse jeito lindo que conquistou seu espaço nesse mundão do You Tube. Sucesso!

    • Carina Fragozo

      Muito obrigada pela mensagem, Pedro! Fico super feliz por poder ajudar :)

  • Rafael Vilela

    Olá Carina, conheci seu canal a pouco tempo hehe. Sou iniciante no inglês (meu nível é bem básico mesmo) entendo algumas besteiras, algumas frases e queria saber como faço para entender o que estão falando, por exemplo, Na série F.R.I.E.N.D.S eu assisto uma vez com legenda br, depois legenda eng. pra depois assistir sem legenda e sempre focando no áudio, voltando sempre e quando eu não sei o que determinada palavra significa ou uma frase como eu irei aprender o significado? Isso virá com o tempo?

  • Diego Martins

    Obrigado, Carina. Os outros sites só indicavam canais de aula de inglês. Você trouxe exatamente o que eu procurava.